domingo, 15 de julho de 2012

BOM DE PAPO

Outro dia estava eu andando na praça, sábado a noite, e fiquei observando as pessoas, os casais de namorados. Um casal, me chamou a atenção: estavam sentados no banco da praça, um do lado do outro, percebi que usavam alianças de noivado e eles não se tocavam e ou se olhavam. Não pareciam estar aborrecidos um com o outro, tampouco brigados. Apenas estavam lá estacados, inertes, com olhar perdido em qualquer coisa, sem prestar muita atenção em nada. Essa frieza chamou tanto a minha atenção que continuei a observá-los discretamente por uns bons vinte minutos. O que me deixava mais intrigada era ver que não trocavam nenhuma palavra, nem com os olhos. A expectativa que de que a cena iria mudar e o possível gelo se quebrar me vazia continuar observando-os. Fiquei meio triste por eles. Jovens, noivos - talvez até de casamento marcado - mas sem nenhuma emplogação, que seria típica de namorados ou pré-bodas. Aí a coisa toma outra cara. Parecem estar assim por comodidade, por conveniência, por obrigação, por falta de melhor coisa pra fazer, por qualquer outra coisa, de menos por paixão ou pelo gosto da companhia do outro. Então por que/pra que estarem juntos? Enfim... eu posso estar equivocada, pois era apenas uma observadora um tanto curiosa e que nada tem a ver com a vida dos dois.

Acontece que essa cena me fez lembrar de um "conselho" que "recebi" não me lembro de onde, mas de um filme, novela ou livro talvez. "Case-se com quem você goste de conversar, pois quando a idade avançar, conversar vai ser a única coisa que conseguirão fazer juntos." Isso mudou a minha vida. Comecei a pensar a respeito e tomei isso como uma grande verdade. Carinho, beijo, abraço, sexo, qualidades, defeitos, gostos, tudo isso tem que casar, mas um bom papo tem que fluir sempre. É preciso conversar, muito! Falar dos problemas, do que viu na tv, do que sonhou, do que incomodou, contar uma piada sem-graça, da viagem que o vizinho fez, da gravidez da amiga, da doença da avó, do jogo de futebol, da receita que testou, da notícia bombástica da internet, enfim, não importa, é preciso conversar. A troca de palavras é tão necessária quanto a troca de saliva. A conversa une, aproxima, esclarece, conforta, melhora o humor também. Dizem que em boca fechada não entra mosquito e que quem fala demais dá bom dia à cavalo. Claro, nada de exageros, como regra pra tudo na vida. Mas sei também que quem tem boca, vai à Roma, vai à esquina, vai pro outro lado do mundo, vai contando história e mostrando quem se é de verdade e se permite ir de encontro ao mundo do outro. Conversar é preciso pra que qualquer casal seja realmente um casal, visivelmente feliz, e claro, não apenas conversa-pra-boi-dormir.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente, sem diálogo não há relacionamento que sobreviva. Por isso as caracteristicas comuns são tão exaltadas, mas, como no meu caso, quando o parceiro seu oposto encarnado, uma boa conversa significa sempre algo novo pra se aprender, e evoluir..

    ResponderExcluir

Seguidores